Quantcast
Channel: Comentários em: Quer editar um livro? Pergunte-nos como.
Viewing all articles
Browse latest Browse all 46

Por: Ana Neves

$
0
0

Já percebi que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que os autores portugueses conseguirem ter as suas obras publicadas. Quando falo de obras de autores nacionais não me refiro necessariamente a obras-primas estruturadas com uma qualidade literária excecional, nem aos de renome, aos laureados, ou aos que, por serem figuras públicas, têm as edições asseguradas (mesmo que sejam uma chachada).
Falo de pessoas anónimas, com imaginação e gosto pelas letras, com um nível decente de qualidade de escrita, que poderiam ter as suas obras, simples peças de entretenimento, dos mais variados géneros, verem a luz do dia. É que o rácio de 2 publicações para 1500 submissões é, no mínimo, deprimente. E ainda nem comecei a receber as negas…
Dito isto, consultando o catálogo das obras de ficção da 20/20 (e de outras, também), verifico que há uma variedade enorme de autores estrangeiros publicados pelas nossas editoras e acredito que nem todos cumprirão padrões de excelência, sendo meros produtos comerciais para consumo (nada contra, mal seria das Editoras se só vivessem da publicação de obras-primas). Tenho curiosidade em saber o motivo desta opção editorial, que assumo ser essencialmente de ordem económica. Obrigada.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 46

Trending Articles